ISBN: 978-65-84599-09-3


Descrição: A pandemia da Covid-19 representa um complexo desafio sanitário, social, econômico, educacional e psicológico sem precedentes na humanidade. O fator psicológico é determinante para o sucesso dos métodos adotados pela Organização Mundial da Saúde para evitar a propagação da infeção ante a inexistência de vacinas e terapias antivirais cientificamente respaldadas, os efeitos colaterais da quarentena, isolamento e distanciamento social, as perspectivas económicas e laborais posteriores a pandemia e os mitos e informações falsas sobre a doença.
A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este segundo e-book conta com trabalhos científicos da área de Psicologia, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira 

Autores: Alessandro Vieira dos Reis; Alfredo Menotti Colucci; Charles Henrique Andrade de Oliveira; Emilly de Souza Silva Moreira; Ennio Alves de Sousa Andrade Lima; Gilmar Antoniassi Junior; Ionara Dantas Estevam; Jean Paulo da Silva; João Ricard Pereira da Silva; Juliana Bianca Maia Franco; Luanara da Silva dos Santos; Nilton Soares Formiga; Rosário Martinho Sunde; Saulo Gonçalves Pereira; Virginia Azevedo Reis Sachetti; Yasmim Regiane Hesper.

Capítulos
Capítulo 1
A PROTOPSICOLOGIA DE PLATÃO NA PSICOLOGIA MODERNA
Alessandro Vieira dos Reis

Capítulo 2
O USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS NA GESTAÇÃO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS
Gilmar Antoniassi Junior; Saulo Gonçalves Pereira; Emilly de Souza Silva Moreira

Capítulo 3
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL ATRAVÉS DA REALIDADE VIRTUAL: UMA NOVA PERSPECTIVA
Charles Henrique Andrade de Oliveira; João Ricard Pereira da Silva

Capítulo 4
MEUS FUNCIONÁRIOS NÃO SÃO ‘COISAS’ NO AMBIENTE DE TRABALHO! 
A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DO SUPORTE ORGANIZACIONAL NO ASSÉDIO MORAL PESSOAL E LABORAL EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Nilton Soares Formiga; Ionara Dantas Estevam; Juliana Bianca Maia Franco; Ennio Alves de Sousa Andrade Lima

Capítulo 5
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO INTEGRATIVA DE ESTUDOS BRASILEIROS
Luanara da Silva dos Santos; Yasmim Regiane Hesper; Jean Paulo da Silva; Virginia Azevedo Reis Sachetti

Capítulo 6
O ANALISTA E O ANALISANDO NO CONTEMPORÂNEO
Alfredo Menotti Colucci

Capítulo 7
SUICÍDIO E O COMPORTAMENTO SUICIDA: CONCEITO, TEIORIAS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E PÓSVENÇÃO
Rosário Martinho Sunde

Capítulo 8
ANÁLISE DE DADOS EM PSICOLOGIA: TUTORIAL DE MACHINE LEARNING PARA CLASSIFICAÇÃO NO JASP 0.15
Alessandro Vieira dos Reis

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES