ISBN: 978-65-89976-13-4


Descrição: O título da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão - Volume 3” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudandes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Cleide Selma Alecrim Pereira; Débora Maria Biesek; Edna Misseno Pires; Fernanda de Andrade Santos; Giseli Monteiro Gagliotto; Ilza Alves Pacheco; José Cláudio Rocha; Kleide Ferreira de Jesus; Ludimila Eduarda Hreczynski da Silva; Maria Ângela Pereira Pedroso; Maria Helena Santiago Gomes; Mônica Ferreira Pedroso; Pablo Vinicius do Nascimento Pinto; Poliana Hreczynski Ribeiro; Raquel Lopes de Oliveira; Wanilda Maria Alves Cavalcanti.

Capítulos
Capítulo 1
A VISÃO DE FONOAUDIÓLOGOS SOBRE DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DOS PROFESSORES QUE ATUAM/ATUARAM COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO SUPERIOR
Pablo Vinicius do Nascimento Pinto; Wanilda Maria Alves Cavalcanti

Capítulo 2
A EVASÃO ESCOLAR E A REALIDADE BRASILEIRA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Maria Helena Santiago Gomes

Capítulo 3
O DESENHO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIAÇÃO E DA IMAGINAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Poliana Hreczynski Ribeiro; Ludimila Eduarda Hreczynski da Silva

Capítulo 4
EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA E DA LUTA DA POPULAÇÃO CAMPONESA
Mônica Ferreira Pedroso; Kleide Ferreira de Jesus; Maria Ângela Pereira Pedroso; Ilza Alves Pacheco

Capítulo 5
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA: O SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ACADÊMICOS
Débora Maria Biesek; Giseli Monteiro Gagliotto

Capítulo 6
DESAFIOS AO SÉCULO XXI: COMO FORMAR PESSOAS PARA A SOCIEDADE 5.0
José Cláudio Rocha

Capítulo 7
INTERPRETE DE LIBRAS EM TRABALHO HOME OFFICE: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE NA COZINHA COM ALUNO SURDO, DO ENSINO FUNDAMENTAL, DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021
Raquel Lopes de Oliveira; Edna Misseno Pires

Capítulo 8
EVASÃO ESCOLAR: ENTENDENDO AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DUQUE DE CAXIAS, EM PORTO VELHO - RO
Maria Helena Santiago Gomes

Capítulo 9
LITERATURA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A LEITURA DE BEST-SELLER
Fernanda de Andrade Santos; Cleide Selma Alecrim Pereira

Capítulo 10
NEUROEDUCAÇÃO: UM OLHAR ACERCA DO ESTUDO DA NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO
Fernanda de Andrade Santos

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES