ISBN: 978-65-84599-00-0


Descrição: O título da obra “Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios - Volume 5” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Autor: Resiane Paula da Silveira

Autores: Alexandre Pereira de Oliveira Filho; Anália Ferraz Rodrigues; Anesio Marcilio dos Santos Pereira; Breno Araújo Santiago; Daniela Tatsch Neves; Deisiane Aviz do Nascimento; Flávia Ramos de Sousa; Francicleide Cesário de Oliveira; Francieli Pedroso Gomes Padilha; Francielly Dias Costa Oliveira; Genivaldo Ferreira Sá; Iasmim Silva Correia; Juliana Carneiro Vieira; Karine Reis Dorneles Sousa; Leidiana Santos Matos; Leliana Santos de Sousa; Marcilene Ricarda da Silva; Maria do Socorro Viana do Nascimento; Neide M. Fernandes R. Sousa; Renata Rolins da Silva Oliveira; Rúbia Emmel; Sabrina Fernandes de Castro; Silvia de Oliveira Kist; Taciara Laís Borgartz; Tauane Teles Santana Oliveira; Tiago Mendonça Oliveira; Valéria Alves Lima.

Capítulos
Capítulo 1
AULAS REMOTAS E SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Alexandre Pereira de Oliveira Filho; Tauane Teles Santana Oliveira; Flávia Ramos de Sousa; Karine Reis Dorneles Sousa; Renata Rolins da Silva Oliveira; Tiago Mendonça Oliveira

Capítulo 2
CICLOS DE SEMINÁRIOS NO CENÁRIO PANDÊMICO: PLATAFORMAS DIGITAIS NO PLANO ACADÊMICO DO PIBID
Juliana Carneiro Vieira; Iasmim Silva Correia; Maria do Socorro Viana do Nascimento; Renata Rolins da Silva Oliveira

Capítulo 3
DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DA CONSTRUÇÃO À MOBILIZAÇÃO DE SABERES
Francicleide Cesário de Oliveira

Capítulo 4
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E APRENDIZAGEM INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Leidiana Santos Matos

Capítulo 5
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EJA: RELEVÂNCIAS E DESAFIOS
Genivaldo Ferreira Sá; Leliana Santos de Sousa

Capítulo 6
FRACASSO ESCOLAR E FRACASSO DE VIDA: O SER E A PERSPECTIVA DO TER
Valéria Alves Lima; Marcilene Ricarda da Silva; Francielly Dias Costa Oliveira

Capítulo 7
INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISES DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Taciara Laís Borgartz; Rúbia Emmel

Capítulo 8
JOGO COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O ESTUDO DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CURSO PROFISSIONALIZANTE DE MAGISTÉRIO
Anália Ferraz Rodrigues; Daniela Tatsch Neves; Francieli Pedroso Gomes Padilha; Sabrina Fernandes de Castro

Capítulo 9
MOODLE EM AÇÃO: PRINCÍPIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA CULTURA DIGITAL
Silvia de Oliveira Kist

Capítulo 10
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Breno Araújo Santiago; Deisiane Aviz do Nascimento; Neide M. Fernandes R. Sousa

Capítulo 11
ASPECTOS DO CANDOMBLÉ NA OBRA MACUNAÍMA DE MÁRIO DE ANDRADE
Anesio Marcilio dos Santos Pereira

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES