ISBN: 978-65-84525-01-6


Descrição: A Educação das Relações Étnico-raciais configura-se como uma ação educacional de atendimento direto à demanda da população afrodescendente, por meio da oferta de políticas de ações afirmativas e pedagógicas inscritas na Educação Básica. Pode, ainda, ser entendida como  políticas de reparações, reconhecimento e valorização da  história do povo negro, cultura e identidade associadas ao contexto de aprendizagem escolar.
Esse serviço é composto por proposição de conteúdo curricular de abrangência das dimensões históricas, sociais e antropológicas inerentes à realidade brasileira, através de ações de reformulação pedagógica que possam ressignificar o processo de aprendizagem dos estudantes, sobretudo da população negra, por meio do reconhecimento identitário e da valorização sociocultural. No âmbito social, a Educação das Relações Étnico-raciais atua como estratégia de combate ao racismo e às violências de caráter epistemológico.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Esta obra “Tópicos em Educação: As Relações Étnico-Raciais” conta com trabalhos científicos da área de Educação, especialmente aplicada as temáticas das relações étnico-raciais aliadas as boas práticas docentes, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo. 

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Andréia Regina Silva Cabral Libório; Celia Regina Ferreira Silva; José Luiz Xavier Filho; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Aparecida Custódio Marcolino; Marina Graziela Feldmann; Marlene Costa Campos; Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira; Valdina de Oliveirwa Souza.

Capítulos
Capitulo 1
A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Andréia Regina Silva Cabral Libório; Marina Graziela Feldmann; Maria Aparecida Custódio Marcolino

Capitulo 2
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NEGRA NAS MÍDIAS BRASILEIRA: QUANDO A NECROPOLÍTICA SE TORNA EXPLÍCITA
Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira

Capitulo 3
A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES  RACIAIS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Valdina de Oliveirwa Souza; Celia Regina Ferreira Silva; Marlene Costa Campos

Capitulo 4
EDUCAÇÃO BÁSICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA: REPRESENTATIVIDADE, CULTURA E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
José Luiz Xavier Filho

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES