ISBN: 978-65-995233-5-9


Descrição: A Educação Inclusiva é um tema que sempre fez parte dos diferentes projetos, de políticas públicas, da legislação e assunto debatido nos corredores escolares entre professores e gestores. Tais debates e legislações não trazem, entretanto, a necessidade de aplicação prática e urgente nas escolas, o que fez com que o assunto seja uma pauta constante na história e na atualidade da Educação.
Fazer acontecer a Educação Inclusiva envolve o conhecimento do Professor ao conduzir as suas aulas com as diferenças, mesmo que não tenha o devido preparo. Não há como fornecer um preparo para o docente lidar e trabalhar com a Educação Inclusiva, até porque esse é um processo que se aprende constantemente, seja pelas trocas de experiências com outros colegas professores, seja com as vivências em sala de aula com o convívio dos estudantes. A formação continuada e a capacitação para o docente são consideradas ferramentas essenciais para o melhor desenvolvimento dos trabalhos. Mas apenas a formação não é o bastante, o fundamental são as práticas adquiridas ao longo do tempo de magistério.
Importante ressaltar que a atual legislação vigente que abrange a Educação Inclusiva possui ótima fundamentação, fornece bases sólidas para a implantação, desenvolvimento e continuação da inclusão nas diferentes instituições do país. As políticas públicas nesse sentido devem garantir esse direito aos estudantes, bem como os responsáveis pela Educação e a própria comunidade escolar devem buscar a efetivação desse direito de todos. A garantia dos direitos, do convívio com as diferenças, além da própria Educação de qualidade é um aspecto constitucional, fazendo com que estudantes tenham um ensino de qualidade para todos, além de visar a melhoria e desenvolvimento da nação.
Os conteúdos dos capítulos apresentam relevância sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta reunião de artigos no formato de coletânea tem como um dos objetivos garantir a visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação, como o formato de e-book.

Organizadora: Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Autores: Ana Carolina da Silva Pinheiro Cardoso; Camila Lúcia dos Santos Sales; Caroline Valéria da Silva Lazaretti; Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada; Claudia Borges Malaquias; Cristiane Borges Malaquias; Elaine Alves da Silva; Euvânia Dias Ferreira da Costa; Fernanda Araújo Ramos; Geselia Ximenes de Souza; Juscélia Paschoal Cardoso Silva; Leoni Medeiros Pereira; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Luciane Moraes da Silva; Renata de Souza Martins Barbieri; Rosimeire Pinheiro da Silva; Rozimar dos Santos Lima; Sônia Terezinha Dias de Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INCLUSÃO ESCOLAR
Sônia Terezinha Dias de Oliveira; Fernanda Araújo Ramos; Rozimar dos Santos Lima

Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇA AUTISTA
Ana Carolina da Silva Pinheiro Cardoso; Elaine Alves da Silva

Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Carolina da Silva Pinheiro Cardoso; Elaine Alves da Silva

Capítulo 4
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Euvânia Dias Ferreira da Costa; Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada

Capítulo 5
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Rosimeire Pinheiro da Silva; Renata de Souza Martins Barbieri; Leoni Medeiros Pereira

Capítulo 6
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇA ESPECIAIS NO AMBIENTE HOSPITALAR
Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada; Euvânia Dias Ferreira da Costa

Capítulo 7
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Euvânia Dias Ferreira da Costa; Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada

Capítulo 8
A PSICOPEDAGOGIA NA PSICOMOTROCIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO FISICA
Geselia Ximenes de Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 9
A IMPORTÂNCIA DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR
Juscélia Paschoal Cardoso Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 10
INCLUSÃO E A INTERAÇÃO DA PSICOPEDAGÓGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ana Carolina da Silva Pinheiro Cardoso; Elaine Alves da Silva

Capítulo 11
A INCLUSÃO  NO AMBIENTE ESCOLAR
Luciane Moraes da Silva; Caroline Valéria da Silva Lazaretti; Camila Lúcia dos Santos Sales

Capítulo 12
JOGO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA
Geselia Ximenes de Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 13
INCLUSÃO ESCOLAR UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Carolina da Silva Pinheiro Cardoso; Elaine Alves da Silva

Capítulo 14
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Rosimeire Pinheiro da Silva; Renata de Souza Martins Barbieri; Leoni Medeiros Pereira

Capítulo 15
A IMPORTANCIA DO ENSINO DA ARTE VISUAL NO DESENVOLVIMENTO COM CRIANÇAS ESPECIAIS
Caroline Valéria da Silva Lazaretti; Luciane Moraes da Silva; Camila Lúcia dos Santos Sales

Capítulo 16
O LÚDICO COM CRIANÇA AUTISMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Luciane Moraes da Silva; Caroline Valéria da Silva Lazaretti; Camila Lúcia dos Santos Sales

Capítulo 17
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cristiane Borges Malaquias; Claudia Borges Malaquias; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES

A ORGANIZADORA