ISBN: 978-65-84525-03-0


Descrição: A matemática, tão temida no ambiente escolar, está presente no nosso dia-a-dia sem que nós percebemos. Seja ao olhar as horas no relógio, ao analisar seu troco recebido no supermercado e ao notar quantos quilos você engordou ou emagreceu.
Defendida por Ubiratan D’Ambrósio, a Etnomatemática, que em síntese é a matemática que acontece em diferentes modos e culturas e como esse modo acontece, pode retratar um pouco dessa matemática que vivenciamos na nossa rotina.
Por isso vemos a importância da Educação Matemática para que desde cedo os alunos se tornem cidadãos conscientes dos seus atos e hábitos matemáticos, seja para organizar os gastos dentro de casa até uma compra mais consciente, sabendo analisar os descontos oferecidos em uma loja.
Para isso acontecer, os professores devem sempre estar atualizados ao contexto atual, procurando capacitar cada vez mais para poder oferecer o melhor para os seus alunos, podendo ser um conhecimento em constante transmissão.
Importante também para os educadores dessa nova geração, é atentar a inclusão, palavra tão especial que merece atenção na educação nos tempos atuais. Um professor com uma didática inclusiva pode proporcionar experiências incríveis para seus alunos.
O uso de jogos, materiais manipuláveis, vídeos, TICs (tecnologias da informação e comunicação) pode além de tornar a aula atrativa, ser usada para alunos com alguma deficiência ou déficit, como uma maneira de adaptação das aulas e do conteúdo.
Com isso, nesse livro, podemos apresentar a obra “Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão – Volume 4”.
Aprecie o livro com moderação, ele vai levar você leitor a experiências e conhecimentos incríveis!

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Aderian dos Santos Rodrigues; Alan Gonçalves Lacerda; Alice Stephanie Tapia Sartori; Alixandre Marques Cruz; Ana Carolina Costa Pereira; Ana Maria Antunes de Campos; Antonia Naiara de Sousa Batista; Carlos Alberto de Vasconcelos; Claudia Glavam Duarte; Cláudia Regina Flores; Cristina Lúcia Dias Vaz; Débora Regina Wagner; Elisângela Regina Melz; Francisco Hemerson Brito da Silva; Joelson Balieiro Leal; Josilda Cunha Ribeiro; Leonardo Felipe Hoppe Rosa; Luis Ricardo de Lima; Marcos Vinícius Vieira das Neves; Mônica Maria Kerscher; Morgana Scheller; Nestor de Souza Freire; Robson dos Santos Ferreira.

Capítulos
Capítulo 1
A MEMORIZAÇÃO NA MODERNIDADE: UMA REFLEXÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Alice Stephanie Tapia Sartori; Claudia Glavam Duarte

Capítulo 2
USO DOS JOGOS: TABULEIRO ALGÉBRICO E CORRIDA DE OBSTÁCULOS, COMO RECURSOS FACILITADORES NO ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
Josilda Cunha Ribeiro; Aderian dos Santos Rodrigues; Joelson Balieiro Leal

Capítulo 3
ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPA CAMPUS MARAJÓ / BREVES
Marcos Vinícius Vieira das Neves; Robson dos Santos Ferreira; Alan Gonçalves Lacerda

Capítulo 4
O JOGO MAIS 1000 UTILIZADO COMO RECURSO PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Alixandre Marques Cruz; Carlos Alberto de Vasconcelos

Capítulo 5
O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS: O QUE EMERGEM DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Luis Ricardo de Lima; Morgana Scheller; Leonardo Felipe Hoppe Rosa; Elisângela Regina Melz

Capítulo 6
A VIVÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Francisco Hemerson Brito da Silva; Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista

Capítulo 7
ANSIEDADE MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES E INTERVENÇÕES
Ana Maria Antunes de Campos

Capítulo 8
VIDAS ENTRE MATEMÁTICA E ARTE: FLUXOS E ENCONTROS
Cristina Lúcia Dias Vaz; Cláudia Regina Flores; Débora Regina Wagner; Mônica Maria Kerscher

Capítulo 9
NÚMEROS PRIMOS GÊMEOS
Nestor de Souza Freire

Capítulo 10
A SOMA DE NÚMEROS PRIMOS COMPÕE NÚMEROS PARES
Nestor de Souza Freire

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES