ISBN: 978-65-995169-5-5


Descrição: As políticas são denominadas “públicas” porque devem atingir o público. O governo tem a responsabilidade de garantir que essas políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da população. Elas são consequências de demandas apresentadas pela sociedade, nas mais diversas áreas. Sendo assim, podemos afirmar que políticas públicas é “o Estado em ação”, ou seja, é quando o Estado implanta projetos de governo, por meio de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade.
As demandas sociais tornam-se cada vez maiores em função da desresponsabilização do Estado, por omissão de serviços essenciais, o que gera uma tensão social latente. A obra “Demandas e Desafios nas Políticas Públicas e Sociais” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Políticas Públicas e Sociais, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adauto Lopes da Silva Filho; Aladino Fernandes; Ana Luiza Salgado Cunha; Antônio André Martins de Souza; Antônio Domingos Moreira; Arlete Ramos dos Santos; Daiane Soares Santos; Deise Bastos de Araújo; Edna Alves Pereira da Silva; Erica Cordeiro Cruz Sousa; Giovane Antonio Scherer; Iamara Junqueira Sousa Carvalho; Irismar Bastos Viana Junior; Késia Novais Silva Santos; Laurinaldo Félix Nascimento; Letícia Domaneschi Firmiano; Letícia Moura Corrêa; Luciane Baía Weber Hees; Luciane Weber Baia Hees; Marta Juvênia Navarro Caramelo; Pedro Henrique Hermes; Roberta de Oliveira Sutel; Ruth de Oliveira Sousa; Sabrina Moura de Oliveira; Silvana Schimanski; Tatiane Santana Cavalcante; Uly Alves Moreira; Vânia Karoline Viana dos Santos Silva.

Capítulos
Capítulo 1
A DIFUSÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS PARA O EMPODERAMENTO ECONÔMICO DAS MULHERES NO BRASIL DURANTE O GOVERNO DILMA ROUSSEFF (2011-2016)
Sabrina Moura de Oliveira; Silvana Schimanski

Capítulo 2
A RESPONSABILIDADE DO GESTOR ESCOLAR EM TEMPO DE PANDEMIA
Késia Novais Silva Santos; Letícia Domaneschi Firmiano; Letícia Moura Corrêa; Luciane Weber Baia Hees

Capítulo 3
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICAS DE SEGURANÇA: AS DISFUNÇÕES BUROCRÁTICAS CONSTITUCIONAIS, ORGÂNICAS E FUNCIONAIS DAS POLÍCIAS ESTADUAIS
Laurinaldo Félix Nascimento

Capítulo 4
ARTE E MARXISMO: DIMENSÕES EMANCIPATÓRIAS E CONTRADIÇÕES DIANTE DE AVANÇOS NEOLIBERAIS E NEOCONSERVADORES
Giovane Antonio Scherer

Capítulo 5
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Antônio André Martins de Souza

Capítulo 6
O GESTOR ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO:
PARA UMA RACIONALIDADE CRÍTICA
Uly Alves Moreira; Adauto Lopes da Silva Filho

Capítulo 7
PODER LOCAL E A DEMOCRACIA NO CONTEXTO HISTÓRICO
Aladino Fernandes

Capítulo 8
ESCOLA E DEMOCRACIA: ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES (AS) NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Irismar Bastos Viana Junior; Ana Luiza Salgado Cunha

Capítulo 9
OS CAMINHOS DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO BRASIL
Luciane Baía Weber Hees; Vânia Karoline Viana dos Santos Silva

Capítulo 10
OS DESAFIOS FINANCEIROS PARA A GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E INTEGRAL
Edna Alves Pereira da Silva; Iamara Junqueira Sousa Carvalho; Marta Juvênia Navarro Caramelo; Tatiane Santana Cavalcante

Capítulo 11
O DIREITO FUNDAMENTAL À PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS COMO CONDIÇÃO PARA A NÃO DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL
Pedro Henrique Hermes; Roberta de Oliveira Sutel

Capítulo 12
IMPACTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA FORMAÇÃO HUMANA E CRÍTICA DOS ALUNOS DE 3° ANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ/BA
Daiane Soares Santos

Capítulo 13
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES QUE ORIENTAM A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Deise Bastos de Araújo; Erica Cordeiro Cruz Sousa

Capítulo 14
AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS: INDICADOR SOCIOECONÔMICO REGIONAL E LOCAL
Ruth de Oliveira Sousa; Antônio Domingos Moreira; Arlete Ramos dos Santos

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES