ISBN: 978-65-995233-3-5


Descrição: Dados preliminares do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, divulgados no final de junho pelo Ministério da Cultura, indicam que nos últimos dois anos foram produzidos 1.718 jogos no país – 874 educativos e 785 de entretenimento. Nos últimos cinco anos, o número de estúdios de desenvolvimento de games no Brasil passou de 142 para 375.
Todo jogo tem um objetivo que precisa ser cumprido e, para isso, os jogadores precisam superar obstáculos. A psicologia por trás da gamificação revela que a conquista e a superação movem o ser humano. Com o uso das novas tecnologias, é possível estimular o aprendizado, motivar comportamentos e criar uma sensação de recompensa. A competição está no cerne do processo, por isso é comum vermos em empresas gamificadas o reconhecimento público dos colaboradores que têm o melhor desempenho.
A obra “Geração Games: Ciência, Tecnologia e Futuro” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos aliados às temáticas dos games e suas interligações com a Ciência, a tecnologia e o futuro, bem como os aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autor: Adriano Bezerra; Alessandro Vieira dos Reis; Bruno Carneiro de Castro; Guilherme Cornachioni Delci Loureuro; Leonardo G. Izolani; Mônica Stein; Paula Poiet Sampedro; Rafael Camillo Stader; Sophia Bahia; Vânia Cristina Pires Nogueira Valente; Wilson José dos Santos Junior.

Capítulos
Capítulo 1
DESIGN DE GAMIFICAÇÃO: REVISÃO DE TEORIAS E MÉTODOS
Alessandro Vieira dos Reis; Bruno Carneiro de Castro

Capítulo 2
12 PRINCÍPIOS DE ANIMAÇÃO EM JOGOS DE LUTA
Sophia Bahia; Leonardo G. Izolani; Mônica Stein

Capítulo 3
TIMOR: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Adriano Bezerra; Rafael Camillo Stader; Guilherme Cornachioni Delci Loureuro; Wilson José dos Santos Junior; Paula Poiet Sampedro; Vânia Cristina Pires Nogueira Valente

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES