ISBN: 978-65-995169-9-3


Descrição: Nos dias atuais vivemos tempos de crise no ensino, estes momentos nos fazem refletir sobre a educação, o ensino de ciências e matemática para além dos muros ou espaços escolares, estas discussões nos permite pensar sobre a formação dos professores, observando por sua vez, que estamos refletindo a partir do olhar dos docentes e dos pesquisadores que tem na esfera educacional seu campo de ofício.
Diante deste desafio, a proposta desta obra consiste em propiciar um espaço de convergência entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos profissionais destes professores-pesquisadores e organizadores desta coletânea, que está distribuída em oito artigos.  Esperamos que este material corrobore com as discussões acerca das pesquisas e práticas pedagógicas na Amazônia Legal, levando em conta os diversos temas aqui tratados e debatidos por autores que atuam na educação, seja ela no nível básico, no ensino superior ou até mesmo na pós-graduação.
A ideia de organização deste e-book ocorre como fruto da disposição de docentes e doutorandos. Esperamos que essa coletânea possa proporcionar momentos de leitura afável e prazerosa, que contribuam para as discussões acerca da educação em tempos tão árduos em nosso país.

Organizadores: Jusiany Pereira da Cunha dos Santos e Virgílio Bandeira do Nascimento Filho 

Autor: Adauto Nunes da Cunha; Ana Acácia Pereira Valente; Ariane Assunção Ramos; Euricléia Gomes Coelho; Francisco Eteval da Silva Feitosa; Francisco Pessoa de Paiva Júnior; Héctor José García Mendoza; João Bosco Ferreira de Souza Júnior; José de Alcântara Filho; Jusiany Pereira da Cunha dos Santos; Kênya Maria Vieira Lopes; Maria Linéia Freire da Silva; Roberlan Melo da Silva; Selma S. Oliveira; Tiago Carvalho de Oliveira; Uiara Mendes Ferraz de Pinho; Victor Hugo de Oliveira Henrique; Virgílio Bandeira do Nascimento Filho.

Capítulos
Capítulo 1
ETNOFÍSICA COMO PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA
Tiago Carvalho de Oliveira; Francisco Pessoa de Paiva Júnior

Capítulo 2
LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA (LEAM): UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLANAR COM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
José de Alcântara Filho; Selma S. Oliveira

Capítulo 3
ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS E OS RECURSOS UTILIZADOS COM ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
João Bosco Ferreira de Souza Júnior; Jusiany Pereira da Cunha dos Santos

Capítulo 4
ENTRE O QUINTAL E A ESCOLA UMA PROPOSTA DE ENSINO
Ariane Assunção Ramos; Adauto Nunes da Cunha; Victor Hugo de Oliveira Henrique

Capítulo 5
UM MODELO DE EBOCA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Uiara Mendes Ferraz de Pinho; Kênya Maria Vieira Lopes; Héctor José García Mendoza

Capítulo 6
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E SIGNIFICATIVA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ana Acácia Pereira Valente; Francisco Eteval da Silva Feitosa

Capítulo 7
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA E QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE TRAJETÓRIAS JÁ PERCORRIDAS
Euricléia Gomes Coelho

Capítulo 8
O TERREIRO DE UMBANDA “OGUM BEIRA-MAR E CABOCLA MARIANA” COMO LÓCUS PROPICIADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Virgílio Bandeira do Nascimento Filho; Roberlan Melo da Silva; Maria Linéia Freire da Silva

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES