ISBN: 978-65-995169-8-6


Descrição: Este e-book nos apresenta a importância do estudo da História que aborda o seguinte tema: “Caminhos da História: Sujeitos, Memórias e Transformações”, que nos remete a várias linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática. Os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados ao tema,  e tem excelentes contribuições de vários autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudos para que a obra apresente fatos positivos e com resultados significativos no que tange a área estudada.
A História, produz conteúdos, e utiliza-se de um segmento caracterizado por  metodologias apropriadas à produção do conhecimento, à recuperação de informações sobre o passado e à realização de análises e interpretações sobre esse mesmo passado, que não só induz as lembranças registradas pela memória, como ordena os vestígios, relacionando-os à trama de reconstituição do processo histórico em todas as dimensões que lhe são permitidas. 
Em suma, a História tem o papel fundamental de contribuir  e fazer do saber histórico tanto fundamento do conhecimento do passado, como da projeção do futuro e, trazendo para a sociedade vivências que mudaram e transformaram memórias em grandes acontecimentos históricos.
Assim, a obra “Caminhos da História: Sujeitos, Memórias e Transformações” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
O e-book conta com trabalhos científicos da área de História, aliados às temáticas das práticas ligadas aos sujeitos, memórias e transformações que fazem a construção de uma nação, bem como os aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores.

Organizadora: Érica dos Santos Carvalho

Autores: Amanda Maia Vannucci; Artemio Macedo Costa; Caio César Gonçalves de Souza; Celia Regina Ferreira Silva; Daniele Câmara Veras; Igor de Mattia Buogo; José Anselmo da Silva; Kauê Pisetta Garcia; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Lucas Eduardo de Souza Ferreira; Luis Pedro Dragão Jeronimo; Marlene Costa Campos; Natalia Ferreira; Pedro Henrique Nascimento de Oliveira; Rodrigo de Morais Guerra; Silvana de Araújo Moreira; Valdina de Oliveirwa Souza; Wallace Souza da Silva.

Capítulos
Capítulo 1
RESISTÊNCIAS INDÍGENAS: A CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS
Daniele Câmara Veras

Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO  DA AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA
Celia Regina Ferreira Silva; Marlene Costa Campos; Valdina de Oliveira Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO DE HISTÓRIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Valdina de Oliveira Souza; Celia Regina Ferreira Silva; Marlene Costa Campos; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 4
A MISSÃO DOS APÓSTOLOS E A PRESENÇA DOS SERES HÍBRIDOS NA ARTE ROMÂNICA MEDIEVAL
Igor de Mattia Buogo

Capítulo 5
“PARA QUE NÓS, OS REBAIXADOS NA SOCIEDADE, NÃO DESISTAMOS DE CRESCER”: UM DEBATE SOBRE A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NO COLÉGIO ESTADUAL NILO PEÇANHA- SÃO GONÇALO (RJ)
Amanda Maia Vannucci; Pedro Henrique Nascimento de Oliveira

Capítulo 6
NOVOS PARADIGMAS E NOVOS SUJEITOS SOCIAIS NA LUTA CONTRA O “NOVO IMPERIALISMO” FRENTE AO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO
Artemio Macedo Costa

Capítulo 7
ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS ANOS INICIAIS: PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA
Wallace Souza da Silva

Capítulo 8
SOBRE VIVÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE AS VOZES FEMININAS NO RÁDIO PELOTENSE
Silvana de Araújo Moreira

Capítulo 9
AUTORITARISMO E AMÉRICA LATINA EM DISCURSOS PARLAMENTARES BRASILEIROS (2014)
Kauê Pisetta Garcia

Capítulo 10
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE CAIO PRADO JR., SÉRGIO B. DE HOLANDA E GILBERTO FREYRE PARA A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
Caio César Gonçalves de Souza

Capítulo 11
ANIMALIZAÇÃO NO DISCURSO: UMA PERSPECTIVA ANALÍTICA ECOFEMINISTA ANIMALISTA DECOLONIAL
Natalia Ferreira 

Capítulo 12
RESISTÊNCIA À SERVIDÃO: PASSOS DO ESCRAVIZADO LEANDRO, SEU CRIME E APELAÇÃO NO TRIBUNAL DA RELAÇÃO NO RECIFE (1851-1867)
José Anselmo da Silva

Capítulo 13
LEITURAS INDICIÁRIAS E ETNOGRÁFIAS: A DITADURA E A CULPA NAS POESIAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (1940-1945)
Lucas Eduardo de Souza Ferreira

Capítulo 14
A MARCHA PELA DIGNIDADE INDÍGENA, A MARCHA DA COR DA TERRA: DIÁLOGOS E PROPOSTAS POLÍTICAS ZAPATISTAS NO SEIO DA SOCIEDADE MODERNA MEXICANA
Rodrigo de Morais Guerra

Capítulo 15
UMA MEMÓRIA E UM ESPAÇO RESTAURADO EM DOIS TEMPOS: O THEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA NO MOMENTO DE SUA CONSTRUÇÃO (1914) E A PARTIR DE SEU RESTAURO, DOS ANOS 1980 AOS DIAS ATUAIS
Luis Pedro Dragão Jeronimo

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES