ISBN: 978-65-89976-01-1


Descrição: A Educação é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento das diferentes estruturas sociais de um país. A ruptura dos métodos tradicionais de ensino, ocorrida com o início das aulas remotas em 2020, coloca os atores que conduzem nossas escolas frente ao desafio/necessidade de, efetivamente, se apropriar das tecnologias digitais e de abordagens que permitam a inclusão nos diferentes cenários.
O 4º volume do e-book sobre tecnologias digitais, docência e inclusão reúne artigos de grande interesse, assinados por pesquisadores e profissionais de diversas áreas e instituições. Aborda temas como: novas tecnologias na Educação Infantil; ensino à distância; gestão educacional; criação de produtos digitais voltados à educação; inclusão e adaptação escolar de alunos com deficiência; abordagens sobre o protagonismo do discente em meio a pandemia; legislação educacional e educação superior.
Se é possível tirar algo de positivo durante o período de pandemia, ao pensarmos o contexto educacional, encontramos respostas nas produções acadêmicas apresentadas do primeiro volume até aqui. É extremamente satisfatório e cativante os resultados das pesquisas e relatos de experiência que emergem diante de um momento histórico tão conturbado envolvendo nossas condições de saúde. Buscar respostas, inovar e produzir conhecimento sempre se constituem bandeiras imperativas para que obtenhamos avanços educacionais, desta forma, é de fundamental importância enaltecer o esforço dos envolvidos nas produções aqui apresentadas.
A verdadeira educação é bem definida como o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades, e todas as discussões apresentadas aqui se aproximam de novos conceitos e práticas do fazer pedagógico. A relevância desta obra é indiscutível - sobretudo no momento atual, em que a sociedade é baseada no conhecimento e o aprendiz destaca-se como agente de mudança.
Esperamos que os diferentes enfoques aqui compartilhados possam contribuir para a continuidade dos estudos e aprimoramentos conceituais e procedimentais dentro do fascinante universo da Educação!

Organizadores: Renata Machado Teixeira e Marcelo Skowronski

Autores: Anny Sionara Moura Lima Dantas; Azil dos Anjos Ramos Muniz; Bruno Otavio Arantes; Caio Matheus Pereira da Silva; Cleibiane Susi Peixoto; Déborah D’avila Bernardo Trindade; Diego Hernán Fleitas Recalde; Elaine Amélia de Morais Duarte; Elisiane Alves Fernandes; Eliton Perpetuo Rosa Pereira; Ewerton Gomes Honorato; Geovaldo Oliveira Sena; Giovana Mallaguini Nunes Campos; Hercules Guimarães Honorato; Hotny Dias Mota; José Nobre de Salles; Keila da Silva Chuengue; Lia Schuch Ventura; Louise de Quadros da Silva; Malton de Oliveira Fuckner; Marlene Rodrigues dos Santos; Marta Fabiano Sambiase; Osmarina Cecília de Carvalho; Paulo Fossatti; Rafael Amon Veloso Parreiras; Raphael Renna Veiga Alves da Costa; Renan Chamberlain Franco de Souza; Rosilene da Silva Costa; Sandra Gonçalves Vilas Bôas; Sandra Regina dos Reis; Shirley de Lima Ferreira Arantes; Simone Mendes da Silva.

Capítulos
Capítulo 1
AS HISTÓRIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A UMA SURDA
Elaine Amélia de Morais Duarte

Capítulo 2
A ÊNFASE DO ALUNO PROTAGONISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Malton de Oliveira Fuckner

Capítulo 3
A LEGISLAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DA EAD EM CURSOS PRESENCIAIS
Sandra Regina dos Reis; Keila da Silva Chuengue; Giovana Mallaguini Nunes Campos

Capítulo 4
A VISÃO COLABORATIVA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DA ACADEMIA ESCOLA DA UEPB: APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRÁTICA E VIVÊNCIAS
Déborah D’avila Bernardo Trindade; Caio Matheus Pereira da Silva; Ewerton Gomes Honorato; Anny Sionara Moura Lima Dantas

Capítulo 5
A EDUCAÇÃO BÁSICA E AS DIFICULDADES EM ÉPOCA DE PANDEMIA
Geovaldo Oliveira Sena

Capítulo 6
BASES, FUNDAMENTOS E TENDÊNCIAS DO ENSINO SUPERIOR: 
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Diego Hernán Fleitas Recalde; Elisiane Alves Fernandes

Capítulo 7
O VÍDEO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA - UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cleibiane Susi Peixoto; Sandra Gonçalves Vilas Bôas

Capítulo 8
O CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS E A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DOS SEUS DISCENTES
Hercules Guimarães Honorato

Capítulo 9
BULLYING E DIFERENÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Azil dos Anjos Ramos Muniz; Marlene Rodrigues dos Santos; Osmarina Cecília de Carvalho; José Nobre de Salles; Rosilene da Silva Costa

Capítulo 10
CAPACIDADE DINÂMICA GERENCIAL: UM ESTUDO EM ESCOLAS PRIVADAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Lia Schuch Ventura; Marta Fabiano Sambiase

Capítulo 11
PROPOSTA DE PESQUISA SOBRE O PERFIL DOS DISCENTES EGRESSOS DO CURSO LATO SENSU (MODALIDADE À DISTÂNCIA) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
Bruno Otavio Arantes; Shirley de Lima Ferreira Arantes; Rafael Amon Veloso Parreiras

Capítulo 12
CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO MUSICAL
Eliton Perpetuo Rosa Pereira; Hotny Dias Mota; Renan Chamberlain Franco de Souza; Raphael Renna Veiga Alves da Costa; Simone Mendes da Silva

Capítulo 13
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE HACKTHON
Louise de Quadros da Silva; Paulo Fossatti

BIOGRAFIAS
Currículos dos Autores

OS ORGANIZADORES