ISBN: 978-65-995169-6-2


Descrição: A pandemia da Covid-19, trouxe muitas mudanças de forma significativa nas relações familiares. Com o distanciamento social, inviabilizou a interação com as pessoas enlutadas, impedindo assim, acompanhar rituais que concretizam a elaboração do luto.  Além de algumas etapas desse processo serem suprimidas, com isso, potencializou a angústia e o sofrimento. Quando não se tem um corpo para despedida agrava muito a dor, traz efeitos psíquicos terríveis. Essa sensação de vazio descrita nesse processo de luto, deixa sintomatologia, ganhando mais intensidade nesse momento de inviabilidade de despedidas. 
Outra mudança que se agravou com a pandemia da Covid-19, foram os casos de violência doméstica em várias partes do mundo, a recente onda de violência tem produzido dados de feminicídio alarmantes, com essa problemática tem aberto discussões principalmente nesse atual contexto pandêmico. São muitas as faces dessa violência, pois, com o isolamento social as mulheres ficaram mais expostas a agressões verbais e físicas. O mais complicado é que esses agressores pertencem ao círculo social das vítimas. Geralmente essas violências são premeditadas pelo agressor que persegue a vítima. Existe outra questão, o local dessa violência grande parte delas é cometida na própria residência da vítima. A dinâmica dos casos de violência geralmente acontece de forma gradual. Em uma determinada situação essa violência acontece, seja ela psicológica, física, sexual, moral e até mesmo patrimonial. Logo o agressor se arrepende, afirma que não irá se repetir, mas, passados um tempo, o ciclo da violência recomeça.

Organizadoras: Maria Antônia Ramos Costa e Maria da Costa Oliveira Soares

Autores: Amanda dos Santos Martins; Daniela da Silva de Jesus; Gizelle Cristina da Silva; Gladston Kohnlein; Karina Castilho Campos Romanini; Maria Antônia Ramos Costa; Maria da Costa Oliveira Soares; Priscila Ferreira Martins; Raquel Rodrigues dos Anjos; Valecir Ferreira da Silva; Vera Lúcia Pires de Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ALERTA NO ISOLAMENTO SOCIAL
Maria Antônia Ramos Costa; Maria da Costa Oliveira Soares; Priscila Ferreira Martins; Valecir Ferreira da Silva

Capítulo 2
AS CONSEQUÊNCIAS DO LUTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO
Gladston Kohnlein; Maria Antônia Ramos Costa; Maria da Oliveira Costa Soares; Vera Lúcia Pires de Oliveira

Capítulo 3
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID- 19
Amanda dos Santos Martins; Daniela da Silva de Jesus; Maria Antônia Ramos Costa; Maria da Oliveira Costa Soares; Raquel Rodrigues dos Anjos

Capítulo 4
LUTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: EFEITOS DA COVID-19
Gizelle Cristina da Silva; Karina Castilho Campos Romanini; Maria Antônia Ramos Costa; Maria da Costa Oliveira Soares

Capítulo 5
PANDEMIA DA COVID-19: MORTE E LUTO, IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS
Gizelle Cristina da Silva; Maria Antônia Ramos Costa; Maria da Costa Oliveira Soares

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES

As Organizadoras