MultiAtual
Educação e as Relações Étnico-Raciais - Volume 2
ISBN: 978-65-995169-1-7
DOI: 10.5281/zenodo.5013416
Descrição: Em nossa sociedade, existe e ainda existe uma forte propaganda negativa para desmonte e destruição da cultura negra e indígena. Este é o processo vivido pelos religiosos de matrizes africanas. Esse processo de negação da cultura, raça, cor da pele e até características físicas trouxe consequências para a autoestima desses povos. A reconstrução dos conceitos históricos é um processo real e lento, mas tem força nas salas de aula, nas pesquisas e nas falas principalmente de negros e indígenas.
Este e-book foi desenvolvido para atender aos requisitos legais de 10.639 / 03 e 11.645 / 08. “Essas leis não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos”.
Organizador: Glauber de Araujo Barroco Lobato*
Autores: Alessandra Martins Souza; Almudena Garcia Manso; Ananda da Luz Ferreira; Astrogildo Fernandes da Silva Júnior; Aymara Montezuma; Camilla Aparecida Nogueira dos Santos; Candida Soares da Costa; Carlos Gustavo da Costa Fernandes; Cristiane Silva de Meireles Cardoso; Eduarda Febrone Carneiro; Francisco Antonio Nunes Neto; Givanilton de Araújo Barbosa; Gustavo Malafaya Sá; Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho; Isabela Rodrigues Ligeiro; Jailson de Macedo Sousa (in memoriam); Jesus de Nazaré de Lima Costa; José Eustáquio de Brito; José Manuel Peixoto Caldas; Juliana Gimarães e Silva; Júlio Cesar Rodrigues; Leonardo Nonato Andrade Santos; Marcelo Brigagão de Oliveira; Maria do Socorro Pinheiro; Maria José Aviz do Rosário; Marizete Pereira de Assunção Suzano; Matheus Carvalho Lima; Rodrigo de Souza Pain; Thaís Pimenta Pimentel; Thaís Regina de Carvalho; Tomás Santos Pi Farias; Viviane Aparecida da Silva Paiva; Zizele Ferreira dos Santos.
Capítulos
Capítulo 1
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE BRANCA EM CORPOS OUTROS: OS EPISTEMICÍDIOS NEGRO E INDÍGENA NO ENEM E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Júlio Cesar Rodrigues; Carlos Gustavo da Costa Fernandes; Eduarda Febrone Carneiro
Capítulo 2
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ESTADO DO MARANHÃO
Matheus Carvalho Lima; Ilenilde de Sousa Cruz Carvalho; Jailson de Macedo Sousa (in memoriam)
Capítulo 3
AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL
Rodrigo de Souza Pain; Aymara Montezuma
Capítulo 4
POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA DO CAMPO
Givanilton de Araújo Barbosa
Capítulo 5
HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E OS JOVENS ESTUDANTES
Camilla Aparecida Nogueira dos Santos; Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
Capítulo 6
UM APP EDUCACIONAL PARA A REEDUCAÇÃO DAS SOCIABILIDADES ÉTNICO-RACIAIS: EDUCAETHOS
Cristiane Silva de Meireles Cardoso; Francisco Antonio Nunes Neto
Capítulo 7
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ENFRENTANDO O RACISMO A PARTIR DA SALA DE AULA
Isabela Rodrigues Ligeiro; José Eustáquio de Brito
Capítulo 8
O LIVRO DIDÁTICO: MOCINHO OU VILÃO NA HISTÓRIA DO NEGRO CONTADA NOS BANCOS ESCOLARES
Viviane Aparecida da Silva Paiva
Capítulo 9
A LEI 10.639/03 COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL PARA ENFRETAMENTO AO RACISMO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Thaís Pimenta Pimentel; Maria José Aviz do Rosário; Jesus de Nazaré de Lima Costa
Capítulo 10
COMO A HISTORIOGRAFIA CONTRIBUI NA EXCLUSÃO DE UM EGITO AFRICANO?
Viviane Aparecida da Silva Paiva
Capítulo 11
EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL E AS FIGURAS ESCONDIDAS: DE QUARTO DE DESPEJO AO ESQUECIMENTO – CAROLINA MARIA DE JESUS
Alessandra Martins Souza
Capítulo 12
EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISES DAS PROPOSTAS DA PLATAFORMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA
Thaís Regina de Carvalho
Capítulo 13
ENTRE A FILOSOFIA DE BARUCH ESPINOSA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CONTEXTOS ESCOLARES: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Tomás Santos Pi Farias
Capítulo 14
MULHER, MÃE, IMIGRANTE: SER ANGOLANA EM SÃO PAULO
José Manuel Peixoto Caldas; Marcelo Brigagão de Oliveira; Maria do Socorro Pinheiro; Juliana Gimarães e Silva; Gustavo Malafaya Sá; Leonardo Nonato Andrade Santos; Almudena Garcia Manso
Capítulo 15
EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA: UMA EXPERIÊNCIA COM O LIVRO CHUVA DE MANGA
Ananda da Luz Ferreira; Marizete Pereira de Assunção Suzano
Capítulo 16
JOVENS QUILOMBOLAS: O TECER COTIDIANO DE UMA PESQUISA
Zizele Ferreira dos Santos; Candida Soares da Costa
Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES
O AUTOR
GLAUBER DE ARAUJO BARROCO LOBATO
HOMENAGEM E AGRADECIMENTO AO PROFESSOR GLAUBER LOBATO
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK
- EduCAPES - clique aqui
- Câmara Brasileira do Livro (CBL) - clique aqui
- Google Scholar - clique aqui
- Deposita/IBICT - clique aqui (Em Breve)
* Agradecemos ao Professor Glauber Lobato por todo o apoio, incentivo, toda a força de fazer a Editora MultiAtual caminhar para ser referência em Pesquisa e Ciência.
O legado e a história continuarão sempre presentes.
O nosso muito obrigado!