ISBN: 978-65-994367-5-8

DOI: 10.5281/zenodo.5541686

Descrição: Este estudo identificou e analisou prática pedagógica interdisciplinar no ambiente educacional de uma escola pública de Lambari D’ Oeste- Mato Grosso.  Com o objetivo de analisar a importãncia das atividades interdisciplinares e suas contribuições na formação do processo de ensino aprendizagem de modo geral na vida do educando.  O estudo conta com uma exposição sobre interdisciplinaridade, como categoria teórico-prática, inserida no campo de discussão em nosso país, especialmente a partir das pesquisas de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda.  No Brasil, eles são considerados os dois principais representantes que atuaram nesse assunto nas últimas décadas. Como metodologia da pesquisa, foi utilizando a abordagem qualitativa baseado em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública do Município. Ao longo da entrevista, as professoras comprovaram que a interdisciplinaridade é uma forma significativa da aquisição ao conceito de Japiasso e Fazenda – antecessores do movimento interdisciplinar brasileiro. Para tornar à pesquisa mais significativa, espera-se que os resultados desse conjunto de investigações subsidiem, além de novas pesquisas, forneçam novos olhares sobre a interdisciplinaridade contribuindo para que o conhecimento seja visto de forma menos fragmentado.

Autora: Andréa Pequeno Limeira

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
CONTEXTO HISTÓRICO

Capítulo 2
REFERENCIAL TEÓRICO

Capítulo 3
ASPECTOS POLÍTICOS

Capítulo 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Capítulo 5
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Capítulo 6
UNIDADE DE ANÁLISE

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

A AUTORA