Real Conhecer
Prática Pedagógica Interdisciplinar: Desenvolvimento e Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino em Lambari D’oeste – Mato Grosso
ISBN: 978-65-994367-5-8
DOI: 10.5281/zenodo.5541686
Descrição: Este estudo identificou e analisou prática pedagógica interdisciplinar no ambiente educacional de uma escola pública de Lambari D’ Oeste- Mato Grosso. Com o objetivo de analisar a importãncia das atividades interdisciplinares e suas contribuições na formação do processo de ensino aprendizagem de modo geral na vida do educando. O estudo conta com uma exposição sobre interdisciplinaridade, como categoria teórico-prática, inserida no campo de discussão em nosso país, especialmente a partir das pesquisas de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. No Brasil, eles são considerados os dois principais representantes que atuaram nesse assunto nas últimas décadas. Como metodologia da pesquisa, foi utilizando a abordagem qualitativa baseado em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública do Município. Ao longo da entrevista, as professoras comprovaram que a interdisciplinaridade é uma forma significativa da aquisição ao conceito de Japiasso e Fazenda – antecessores do movimento interdisciplinar brasileiro. Para tornar à pesquisa mais significativa, espera-se que os resultados desse conjunto de investigações subsidiem, além de novas pesquisas, forneçam novos olhares sobre a interdisciplinaridade contribuindo para que o conhecimento seja visto de forma menos fragmentado.
Autora: Andréa Pequeno Limeira
Capítulos
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
CONTEXTO HISTÓRICO
Capítulo 2
REFERENCIAL TEÓRICO
Capítulo 3
ASPECTOS POLÍTICOS
Capítulo 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO
Capítulo 5
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Capítulo 6
UNIDADE DE ANÁLISE
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK