ISBN: 978-65-994367-9-6

DOI: 10.5281/zenodo.4811716

Descrição: Este estudo analisou como tema: o empoderamento feminino versus gravidez precoce na adolescência:  estudo de caso na Escola Estadual André Antônio Maggi, situada no município de Sapezal – MT. O estudo trouxe como objetivo geral: Analisar o empoderamento feminino contrapondo a gravidez precoce na adolescência na escola Estadual André Antônio Maggi, em Sapezal – MT. O estudo foi desenvolvido com base nas teorias de Castro (2018), Chacham (2012), Bravo (2015) e outros. No processo metodológico realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, utilizando como instrumento questionários com perguntas fechadas para uma amostra de treze adolescentes grávidas e treze professores que ministram aulas para esse público. Por meio do estudo, buscou compreender as concepções e vivências da sexualidade e as transformações das adolescentes gravidas sujeitos da pesquisa, por meio do uso de técnicas que permitiram cumprir os objetivos da investigação. O estudo apontou como conclusão, que adolescentes gravidas com idade entre 13 e 16 ano cursando o Ensino Fundamental e Médio, 46% residem apenas com a mãe, 47% acreditam no empoderamento feminino como conquista da sua autonomia, em linhas gerais, refere-se a um processo de aumento progressivo do poder e da capacidade de tomar decisões estratégicas. No nível individual, o empoderamento de adolescentes grávidas parece ser fundamental para sua autonomia e bem-estar, mas no nível social contribui para o estabelecimento de relações de gênero e geração mais democráticas e equitativas.

Autora: Jaqueline Neves de Oliveira

Capítulos
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
CONTEXTO HISTÓRICO

CAPÍTULO 2
REFERENCIAL TEÓRICO

CAPÍTULO 3
ASPECTOS POLÍTICOS

CAPÍTULO 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO

CAPÍTULO 5
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

CAPÍTULO 6
RESULTADO E DISCUSSÃO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

A AUTORA 


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