ISBN: 978-65-994367-7-2

DOI: 10.5281/zenodo.5541661

Descrição: Este estudo analisou a importância de brincar na educação infantil no contexto de duas escolas públicas do município de Lambari D’ Oeste – MT partindo dos sujeitos, os professores e sua relação com as práticas lúdicas em sala de aula. O objetivo foi analisar a importância das brincadeiras na vida da criança, onde ela proporciona recursos valorosos na elaboração de estratégias, possibilitando o melhor desenvolvimento no aprendizado da criança. O estudo foi desenvolvido com base bibliográfica de autores que se destacam no tema investigado, tais como: Veiga (2010), Rau (2007), Vygotski (1998), Kishimoto (2005), etc, entre outros, que se encaminhou para fundamentar a temática. No estudo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, combinando paradigma da pesquisa com entrevista. Os instrumentos foram aplicados as docentes de duas escolas públicas municipais (Fernão Dias Paes e Creche Emma Delaparte Vitorrazzi) do Município de Lambari D’ Oeste – MT. Por fim, reitero a importância da escuta infantil como uma das possibilidades de compreender o universo infantil.

Autora: Dâmaris Rose Matias Jovano Porangaba

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
CONTEXTO HISTÓRICO

Capítulo 2
REFERENCIAL TEÓRICO

Capítulo 3
ASPECTOS POLÍTICOS

Capítulo 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Capítulo 5
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Capítulo 6
RESULTADOS DOS DADOS DE PESQUISA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

A AUTORA