ISBN: 978-65-993373-1-4

DOI: 10.5281/zenodo.5541611

Descrição: O brincar é um direito de todas as crianças no mundo inteiro e todas as crianças devem poder aproveitar as oportunidades educacionais destinadas a atender às suas necessidades básicas de aprendizagem. O tema a importância do lúdico como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem é um assunto recorrente em debate na educação, a sua discussão é como aprender e brincar como processo de ensino em sala de aula. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o emprego de jogos e brincadeiras como estratégias mediadoras na formação da criança no seu processo de ensino e aprendizagem.  A investigação teve como base bibliográfica autores que se destacam no tema investigado, tais como: Piaget, (1971), Kishimoto (2011), Freire (1996), Vigotski (1984) Queiroz e Martins (2002), entre outros, que se encaminhou para fundamentar a temática. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, combinando paradigma da pesquisa com entrevista. Os instrumentos foram aplicados as docentes da Rede Municipal da Escola Fernão Dias Paes - município de Lambari D’ Oeste – MT. Em síntese, a pesquisa fornece conhecimento da importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na evolução da criança na visa das docentes.

Autora: Priscila Carla Hauco Toro

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
CONTEXTO HISTÓRICO

Capítulo 2
REFERENCIAL TEÓRICO

Capítulo 3
ASPECTOS POLÍTICOS

Capítulo 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Capítulo 5
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Capítulo 6
RESULTADOS DOS DADOS DE PESQUISA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

A AUTORA