MultiAtual
Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão – Volume 2
ISBN: 978-65-994079-5-6
DOI: 10.5281/zenodo.4716798
Descrição: O segundo volume da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão” traz como no primeiro volume, um eixo ligado a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
A Educação permanece em constante movimento, evoluindo diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
As práticas docentes, bem como as práticas em gestão escolar contribuem para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, como nos atuais tempos de pandemia do Covid-19, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Adriana Machado de Vasconcelos; Alice de Jesus; André Guilherme Brandão dos Santos;
Andreia Cristina Pontarolo Lidoino; Cálita Fernanda de Paula Martins; Carlos Rinaldi; Clatione Almeida de Magalhaes; Cristiane Montes de Novais; Débora Regina Ferreira Ribeiro; Dionson Oliveira Alves; Edimilson Barbosa Barros; Elessandro Salustiano; Elisabete Cristina do Carmo; Fabiane Passarini Marques Pizaneschi; Fabio Caires de Oliveira; Flávio Bispo de Lira; Gláucia Ribeiro; Ildebrando Leonel Souza Hoffmann; Ilza Tomáz; Jonise Marques de Oliveira; José Wilson Pires Carvalho; Kananda Batista de Jesus Santos; Karen Leticia Dias; Keiliane Lopes Correa; Kleberson Almeida de Albuquerque; Louislayne Amanda Pulquerio da Silva; Luanderthon Carlos Pulquerio da Silva; Luara Silva Jovino; Luciana Vital Dantas Sousa; Luma Kathyn Silva Policarpo; Máira Bianca Sarmanho; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro; Marcela Oliveira Afonso; Marcelo Moraes; Márcia de Souza Damasceno; Maria Cristina Montes de Novais; Maria da Conceição Carvalho Brandt da Luz; Mayara Carlotto de Novais; Mêirior Luís Torres; Michele Munk; Miucha Elias Figueira; Ninna Sanches Vicente da Costa; Rosemar Eurico Coenga; Sylvia Alessandra Fragoso Sousa Silva; Tatiane Nogueira Santos; Thiago do Nascimento; Valdeir Ribeiro de Jesus; Vanderleia Aparecida Fernandes; Vergas Vitória Andrade da Silva; Vilma de Oliveira Brito; Waldeir Ferreira Pessoa; Welber Duarte dos Santos; Wendell Bento Geraldes; Yara Reis Cardoso; Yslen Ascanio Francisco.
Capítulos
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO EM FACE DO AUMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA
Karen Leticia Dias; Luara Silva Jovino; Valdeir Ribeiro de Jesus
Capítulo 2
EDUCAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Fabiane Passarini Marques Pizaneschi; Welber Duarte dos Santos
Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR/TUTOR PARA UM ENSINO CRÍTICO-REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Thiago do Nascimento; Jonise Marques de Oliveira
Capítulo 4
DISCALCULIA: UMA DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Marcelo Moraes; Débora Regina Ferreira Ribeiro; Elisabete Cristina do Carmo; Ildebrando Leonel Souza Hoffmann; Ilza Tomáz; Louislayne Amanda Pulquerio da Silva; Luanderthon Carlos Pulquerio da Silva; Miucha Elias Figueira; Vanderleia Aparecida Fernandes; Waldeir Ferreira Pessoa
Capítulo 5
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO 1º CICLO DA ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES EM ALTA FLORESTA- MT
Yslen Ascanio Francisco; Kananda Batista de Jesus Santos; Andreia Cristina Pontarolo Lidoino
Capítulo 6
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁXIS EDUCATIVA: AÇÃO TRANSFORMADORA DA REALIDADE SOCIAL
Clatione Almeida de Magalhaes; Mayara Carlotto de Novais; Sylvia Alessandra Fragoso Sousa Silva
Capítulo 7
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA REFLEXIVA
Alice de Jesus; Cálita Fernanda de Paula Martins
Capítulo 8
QUIZ PERIÓDICO: ENTRE PERGUNTAS E ELEMENTOS - UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E DE INCLUSÃO PROMOVIDA PELA CIÊNCIA
Jonise Marques de Oliveira; Luciana Vital Dantas Sousa; Carlos Rinaldi
Capítulo 9
REVITALIZANDO LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO MODALIDADE EJA
Wendell Bento Geraldes
Capítulo 10
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS
Vilma de Oliveira Brito; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Capítulo 11
“QUEM SOU EU? QUEM SOMOS NÓS”: A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS/AS DISCENTES NO ENSINO MÉDIO
Kleberson Almeida de Albuquerque; Máira Bianca Sarmanho; Edimilson Barbosa Barros; Adriana Machado de Vasconcelos; Vergas Vitória Andrade da Silva
Capítulo 12
PERFIL DOS PROFESSORES DE ESPANHOL QUE LECIONAM ELE À REFUGIADOS VENEZUELANO NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT
Cristiane Montes de Novais; Maria Cristina Montes de Novais
Capítulo 13
POESIA LOMBADA, LITERATURA E ENSINO NA ERA DIGITAL
Yara Reis Cardoso; Rosemar Eurico Coenga; Gláucia Ribeiro; Ninna Sanches Vicente da Costa; Márcia de Souza Damasceno; Luma Kathyn Silva Policarpo
Capítulo 14
POLÍTICAS DE CURRÍCULO: SENTIDOS EM DISPUTA
Sylvia Alessandra Fragoso Sousa Silva; Tatiane Nogueira Santos; Flávio Bispo de Lira; André Guilherme Brandão dos Santos; Elessandro Salustiano
Capítulo 15
PRÁTICAS EDUCATIVAS E TEORIAS DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO EM CONSTRUÇÃO
Flávio Bispo de Lira
Capítulo 16
GESTÃO DEMOCRÁTICA? PROCESSO SELETIVO PARA DIRETORES NO ESTADO DE MATO GROSSO
Dionson Oliveira Alves; Keiliane Lopes Correa; Tatiane Nogueira Santos
Capítulo 17
QUIZ COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS INICIAIS DE GENÉTICA
Marcela Oliveira Afonso; Michele Munk
Capítulo 18
USO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DIGITAL MOLECULAR CONSTRUCTOR NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Mêirior Luís Torres; Fabio Caires de Oliveira; José Wilson Pires Carvalho
Capítulo 19
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE CORREÇÃO DE FLUXO: O CASO DO PROJETO “TEMPOS DE APRENDER” NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA
Maria da Conceição Carvalho Brandt da Luz
Autores
CURRÍCULOS DOS AUTORES
Biografias