ISBN: 978-65-994079-0-1

DOI: 10.5281/zenodo.4646454

Descrição: Em nossa sociedade, existe e ainda existe uma forte propaganda negativa para desmonte e destruição da cultura negra e indígena. Este é o processo vivido pelos religiosos de matrizes africanas. Esse processo de negação da cultura, raça, cor da pele e até características físicas trouxe consequências para a autoestima desses povos. A reconstrução dos conceitos históricos é um processo real e lento, mas tem força nas salas de aula, nas pesquisas e nas falas principalmente de negros e indígenas.
Este e-book foi desenvolvido para atender aos requisitos legais de 10.639 / 03 e 11.645 / 08. “Essas leis não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos”.

Organizador: Glauber de Araujo Barroco Lobato

Autores: Caio César Gonçalves de Souza; Diego Pita Ramos; Elizabete Gonçalves de Souza; Estela Santos de Oliveira; Gilma Souza Oliveira; Glauber de Araujo Barroco Lobato; Heloisa de Faria Pacheco; Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo; José Valdir de Jesus Santana; Katia Gomes da Silva; Lucileia de Souza Baptista; Maria Cristina dos Anjos Ramos; Patricia Costa Pereira da Silva; Paulo Henrique Barbosa Silva; Rosicleide Nascimento Silva; Taís de Victa Rocha; Thais Teixeira Nopres; Wudson Guilherme de Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL E GÊNERO EM “CLARA DOS ANJOS”, DE LIMA BARRETO
Glauber de Araujo Barroco Lobato; Taís de Victa Rocha

Capítulo 2
A COR/RAÇA NA CÂMARA ESCURA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIFICAÇÃO RACIAL DE DESEMBARGADORES NEGROS BRASILEIROS
Patricia Costa Pereira da Silva

Capítulo 3
A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO COLÉGIO ESTADUAL FILINTO JUSTINIANO BASTOS- SEABRA- BAHIA: O QUE DIZEM OS/AS PROFESSORES/AS E O QUE SUAS PRÁTICAS REVELAM
Gilma Souza Oliveira

Capítulo 4
A CONSOLIDAÇÃO DA SOCIOLOGIA E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO ENSINO MÉDIO
Caio César Gonçalves de Souza

Capítulo 5
COTIDIANO OU COTIDIANOS? PERCEPÇÕES DE DUAS ALUNAS COTISTAS
Patrícia Costa Pereira da Silva

Capítulo 6
O NOVEMBRO NEGRO NA ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA COELHO DIAS
Elizabete Gonçalves de Souza; Estela Santos de Oliveira; José Valdir de Jesus Santana

Capítulo 7
A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Thais Teixeira Nopres

Capítulo 8
METODOLOGIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO – ALGUMAS REFLEXÕES
Katia Gomes da Silva

Capítulo 9
A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM UMA FACULDADE PÚBLICA DE DIREITO: UMA LEITURA SOBRE A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DA PRIMEIRA TURMA DE COTISTAS
Heloisa de Faria Pacheco

Capítulo 10
ARTE AFRO-BRASILEIRA: DO INVISÍVEL AO VISÍVEL
Janete Santos da Silva; Monteiro de Camargo

Capítulo 11
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA
Lucileia de Souza Baptista

Capítulo 12
O ENSINO DE FILOSOFIA AFRICANA E A AFROPERSPECTIVA DOS POVOS BANTU NO CHÃO DA ESCOLA: TAGARELANDO A DECOLONIEDADE NO ARTIGO 26 A DA LDBEN “RELATOS DE EXPERIÊNCIAS”
Wudson Guilherme de Oliveira

Capítulo 13
O MOCAMBO ODARA E A LUTA DO POVO NEGRO POR UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIALMENTE PLURAL
Caio César Gonçalves de Souza; Diego Pita Ramos; Rosicleide Nascimento Silva

Capítulo 14
A BANCADA EVANGÉLICA E O PODER DAS MÍDIAS COMO PRINCIPAIS INIMIGOS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Paulo Henrique Barbosa Silva

Capítulo 15
A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA
Maria Cristina dos Anjos Ramos

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES
Autores